As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky

08:10


"Nós aceitamos o amor que achamos merecer."

Livro: As Vantagens de Ser Invisível
Escritor: Stephen Chbosky
Páginas: 223
Gênero: Young Adult/ Drama
Editora: Rocco


Conheci esse livro por causa de seu filme, apesar de ter gostado do filme, não tinha entendido muito bem tudo o que tinha acontecido, o que me deixou curiosa para ver o livro. Como já é de se esperar, há diferenças entre o filme e o livro, afinal é uma adaptação! 

O livro é contado todo em formato de cartas, não se sabe para quem o personagem escreve e do próprio personagem só se conhece aquilo que ele deseja nos contar! 

Charlie é o filho caçula de três irmãos. Seu irmão mais velho está na faculdade e conseguiu uma bolsa por causa do futebol americano, é um cara popular que gosta de festas e de sair com garotas. Já sua irmã do meio, está no último ano do colegial, é uma garota bonita e inteligente, mas que está em um relacionamento abusivo. Enquanto isso ele é apenas um calouro, cuja o único amigo cometeu suicídio. 

O livro se inicia uma noite antes do primeiro dia de aula dele, Charlie nos fala um pouco sobre ele e sua família, sobre Michael que era seu melhor amigo e sobre sua Tia Helen, que era a pessoa que ele mais gostava no mundo. Ele não está confiante com o primeiro dia de aula e logo você nota que Charlie tem problemas emocionais, mas não consegue detectar de onde eles surgiram.

Além da divisão em formato de cartas, o livro também se divide em quatro partes. Ao decorrer da história Charlie faz amizade com Patrick e Sam. Patrick é um cara divertido que está sempre pra cima, ele é gay e saí com um dos caras do time de futebol, o problema é que nem o pai do cara e nem ninguém pode saber da relação dos dois. Sam é uma garota bonita, porém ele explica que ela possuí uma beleza não convencional, inteligente, porém por algum motivo sempre se envolve com caras errados e que não a merecem.

Patrick e Sam apresentam a Charlie novos amigos, músicas boas e festas legais. Isso faz com que ele se sinta melhor e acredite que achou seu lugar no mundo! Mas depois de um tempo Charlie descobre a difícil lição de que guardar um problema para si mesmo, pode te fazer muito mal, e quando isso acontece, se prepare porque você vai chorar e vai odiar as pessoas por serem capazes de deixar feridas eternas em alguém.


"Não há nada como a respiração profunda depois de uma gargalhada. Nada no mundo se compara a barriga dolorida pelas razões certas."

Isso livro mexeu com o meu emocional, sem a menor sombra de dúvidas! Sorri com ele, mas também chorei horrores. Nele podemos ver de perto como os transtornos emocionais acontecem e que coisas que ocorrem na infância nos seguem para o resto de nossas vidas. 

É um livro fantástico, mas se você espera que seja leve, está no lugar errado! Ele fala de relacionamentos abusivos, traumas, homofóbia e meis algumas coisas. Todavia, ele é recheado de músicas deliciosas de serem ouvidas e livros que são considerados clássicos! A escrita é gostosa e fluída, o autor consegue prender seus leitores. 


"Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."

Já leu esse livro ou conhece alguma outra obra do Chbosky? Me conta aqui em baixo! Amo ler os comentários de vocês!

*Gente não tô conseguindo responder os comentários, mas juro que leio todos! 






You Might Also Like

2 comentários

  1. Só assisti o filme e sei lá, não curti, deve ser porque não é muito o gênero que gosto. Só assisti na época porque tinha a Emma Watson! Hahaha
    Não li nenhuma obra desse ator! E achei diferente ser em "formato de cartas" hahaha, não dá para imaginar, vendo apenas o filme.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te recomendo ler o livro, porque quando assisti o filme fiquei boiando sem entender quase nada, porque eles cortam muitas coisas que são importantes para que se entenda o que aconteceu e acontece com o Charlie.

      Beijooos ♥

      P.S: Desculpa a demora, é que não estavámos conseguindo responder os comentários, mas já arrumamos! ♥

      Excluir

Hey, me conta o que achou! ♥

Wattpad

Citação:

"O amor não é uma brincadeira! Não é a suavidade das flores! É trabalho pesado, uma busca que nunca termina. Exige tudo de você, especialmente a verdade. Somente então lhe concede recompensas."

- A Casa de Hades.

Blog Archive